terça-feira, 11 de setembro de 2018

Capítulo 15


Capítulo 15Neste capítulo, o Senhor fala de Si mesmo como “a videira verdadeira”. Na velha dispensação, Israel era a vinha (vide) de Jeová (Sl 80:8-11; Is 5:1-2), mas eles falharam em produzir fruto para Deus (Jr 2:21; Os 10:1). Agora haveria um novo sistema frutífero no Senhor que produziria “muito fruto” para Deus (v. 8). Essa mudança marca outra característica da transição da velha dispensação para a nova.
É o desejo de Deus que, mesmo que o Senhor estivesse ausente de Seus discípulos na nova dispensação, Ele ainda seria visto neles e por eles. Como ramos ligados à Vinha, Deus os teria dando “fruto” em Sua ausência, o que é a reprodução das características morais de Cristo em seus caminhos e andar. Assim, eram para ser caracterizados por:

  • As graças morais de Cristo. Deus teria crentes no Cristianismo para manifestar a mansidão, a humildade, a bondade, a paciência, etc. de Cristo perante o mundo (vs. 1-8). O Senhor mencionou três coisas que são essenciais para ajudar a produção desses frutos em crentes: o limpar de Seu Pai (v. 2), a Palavra que Ele deu a eles (v. 3) e eles permanecendo n’Ele – que é a proximidade prática e habitual do coração para Ele por meio da comunhão (v. 4).
  • O amor de Cristo (vs. 9-10). Eles continuariam em Seu “amor” e assim seriam conhecidos com uma companhia que viveu desfrutando do Seu amor.
  • O gozo de Cristo (vs. 11-12). Ele queria que Seu “gozo” permanecesse neles. As mesmas coisas que faziam d’Ele um Homem feliz fariam deles (e de nós) felizes discípulos.
  • A amizade de Cristo (vs. 13-17). Ele queria que eles manifestassem perante o mundo que eram Seus “amigos”. O Senhor provou Sua amizade por: dar a Sua vida por eles (v. 13), lhes revelando os conselhos secretos de Seu Pai (v. 15), prometendo conceder seus pedidos de oração (v. 16). Devemos provar nossa amizade com Ele por: obediência (v. 14), dar frutos (v. 16) e amar uns aos outros (v. 17).
  • O vitupério de Cristo (vs. 18-27). Eles seriam odiados pelo mundo como Ele foi odiado e assim compartilhariam Seu vitupério e sofrimentos; alguns deles sofreriam até o martírio (cap. 16:1-4).


Nenhum comentário:

Postar um comentário