terça-feira, 11 de setembro de 2018

Capítulo 16


Capítulo 16 – Outra coisa que marcaria a nova dispensação era a presença do Espírito Santo na Terra. A presença do Espírito na Terra provava que a velha dispensação tinha sido colocada de lado e a nova tinha começado. Nos tempos do Velho Testamento, o Espírito de Deus trabalhou na Terra de Seu lugar de residência no céu. Ele não habitou na Terra até que a redenção fosse consumada e o Cristianismo tivesse começado (Atos 2:1-4; Ef 2:22). A presença do Espírito na Terra demonstra esse fato diante do mundo de três maneiras:
  • “do pecado” – O Espírito de Deus estando aqui na Terra prova a culpa do pecado do mundo de rejeitar Cristo. Para que o Espírito estivesse aqui, Cristo tinha que sair (por meio da cruz) e ir ao Pai para enviar o Espírito.
  • “da justiça” – O fato de o Espírito estar aqui neste mundo prova que Deus em justiça recebeu o Senhor Jesus nas alturas; Ele tinha que tomar aquele lugar antes que pudesse enviar o Espírito para cá (At 2:32-33).
  • “do juízo” O fato de o Espírito de Deus estar aqui neste mundo é uma prova de que o mundo e seu príncipe (Satanás) foram julgados e estão aguardando a execução de seu juízo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário