A TRANSIÇÃO DO
JUDAÍSMO
AO CRISTIANISMO
DELINEADA NO MINISTÉRIO DO SENHOR NO
EVANGELHO DE JOÃO
INTRODUÇÃO
O evangelho de
João apresenta o Senhor Jesus Cristo como o Filho de Deus. Embora observando
vários atributos de Sua deidade, o tema do Espírito de Deus em todo o evangelho
observa uma transição da dispensação da Lei para a dispensação da Graça de
Deus. Assim, este evangelho apresenta o “desabrochar” do Cristianismo, antes de
a nova dispensação ter, na verdade, começado. Em quase todos os capítulos, há
um elemento de Cristianismo abordado, indicando que, nos caminhos de Deus, a
mudança dispensacional estava chegando.
João é o único
escritor do Novo Testamento que escreveu depois
de a nação de Israel ter sido literalmente colocada de lado, o que ocorreu no
ano 70 d.C. Ele escreveu por volta de 90 d.C., quando o Cristianismo estava totalmente
estabelecido e o Estado judeu tinha sido dissolvido. Naquele tempo o judaísmo
tinha desaparecido no que diz respeito à sua prática – a cidade de Jerusalém e
o santuário tinham sido destruídos (Dn 9:26; Mt 22:7). O Espírito de Deus levou
João a apresentar a vida e o ministério do Senhor a partir da perspectiva única
de olhar para trás através da lente do Cristianismo. Ele vê certas mudanças
dispensacionais no ministério do Senhor que enfatizam que uma transição do judaísmo
para o Cristianismo despontava no horizonte.
À medida que os
capítulos se desdobram, vários elementos do Cristianismo são observados e
ilustrados pelo Espírito Santo. (Estas características descrevem o Cristianismo
normal, não no que se deteriorou nas mãos dos homens). Ao mesmo tempo, as
coisas que marcaram o judaísmo são vistas sendo postas à parte. Por exemplo, as
festas que o Senhor frequentou em Jerusalém são chamadas de “a páscoa dos judeus” e “a festa dos judeus” (Jo 2:13, 5:1, 6:4,
7:2, etc.); elas não são vistas como as Festas de Jeová, como eram antes.
Também, em João 10:34 e 15:25, o Senhor diz, “vossa lei” e “a lei deles”
(JND). Era a Lei de Deus, mas por causa de sua má utilização nas mãos dos judeus,
não é mais reconhecida como tal. Assim, João escreve sob a perspectiva da velha
dispensação tendo sido posta de lado e não mais reconhecida por Deus. Paulo faz
o mesmo em Gálatas 1:13, chamando o antes venerado serviço de Deus de “a religião dos judeus” (KJV). Compare
Mateus 21:13 com 23:38 – a transição de “Minha
casa” para “vossa casa”.
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