terça-feira, 11 de setembro de 2018

Capítulo 2


Capítulo 2 – Por meio de Sua relação natural com Sua mãe, o Senhor tinha uma conexão com Israel e a Lei. No casamento em Caná, quando Sua mãe Lhe fez um pedido, Ele respondeu dizendo, “Mulher, que tenho Eu contigo?” Nessa afirmação Ele indicou que Sua relação legal com Israel estava para ser dissolvida. (Compare Mateus 12:46-50.)
O Senhor fez o primeiro milagre transformando água em vinho para o povo, porque o tempo do rompimento de Seu relacionamento com Israel ainda não havia chegado. Isso indica outra característica da nova dispensação. “Vinho” na Escritura frequentemente fala de alegria (Jz 9:13; Sl 104:15). O problema na festa era que eles ficaram sem vinho. Isto fala da velha ordem falhando nas mãos dos homens. Quando o velho vinho acabou, o Senhor trouxe um novo vinho, que era melhor. Isso indica que as alegrias espirituais que estavam chegando com a nova dispensação seriam superiores às alegrias que alguém poderia experimentar na antiga dispensação.
Nos versículos 13-17, o Senhor expulsou os trabalhadores corruptos do templo. Isso era uma ação simbólica indicando que Deus estava prestes a romper com a nação por meio dos Romanos (em 70 d.C.) porque ela tinha corrompido aquela ordem judaica de ministério. O Senhor então falou de Sua ressurreição (vs. 18-22). Eles poderiam “destruir” o Seu corpo pela morte, mas Ele iria ressuscitar o “templo do Seu corpo” “em três dias” (vs. 19, 21). Portanto, a nova ordem que estava para ser introduzida iria ser fundada sobre a ressurreição de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário