terça-feira, 11 de setembro de 2018

INTRODUÇÃO


A TRANSIÇÃO DO JUDAÍSMO
AO CRISTIANISMO DELINEADA NO MINISTÉRIO DO SENHOR NO
EVANGELHO DE JOÃO

INTRODUÇÃO

O evangelho de João apresenta o Senhor Jesus Cristo como o Filho de Deus. Embora observando vários atributos de Sua deidade, o tema do Espírito de Deus em todo o evangelho observa uma transição da dispensação da Lei para a dispensação da Graça de Deus. Assim, este evangelho apresenta o “desabrochar” do Cristianismo, antes de a nova dispensação ter, na verdade, começado. Em quase todos os capítulos, há um elemento de Cristianismo abordado, indicando que, nos caminhos de Deus, a mudança dispensacional estava chegando.
João é o único escritor do Novo Testamento que escreveu depois de a nação de Israel ter sido literalmente colocada de lado, o que ocorreu no ano 70 d.C. Ele escreveu por volta de 90 d.C., quando o Cristianismo estava totalmente estabelecido e o Estado judeu tinha sido dissolvido. Naquele tempo o judaísmo tinha desaparecido no que diz respeito à sua prática – a cidade de Jerusalém e o santuário tinham sido destruídos (Dn 9:26; Mt 22:7). O Espírito de Deus levou João a apresentar a vida e o ministério do Senhor a partir da perspectiva única de olhar para trás através da lente do Cristianismo. Ele vê certas mudanças dispensacionais no ministério do Senhor que enfatizam que uma transição do judaísmo para o Cristianismo despontava no horizonte.
À medida que os capítulos se desdobram, vários elementos do Cristianismo são observados e ilustrados pelo Espírito Santo. (Estas características descrevem o Cristianismo normal, não no que se deteriorou nas mãos dos homens). Ao mesmo tempo, as coisas que marcaram o judaísmo são vistas sendo postas à parte. Por exemplo, as festas que o Senhor frequentou em Jerusalém são chamadas de “a páscoa dos judeus” e “a festa dos judeus” (Jo 2:13, 5:1, 6:4, 7:2, etc.); elas não são vistas como as Festas de Jeová, como eram antes. Também, em João 10:34 e 15:25, o Senhor diz, “vossa lei” e “a lei deles” (JND). Era a Lei de Deus, mas por causa de sua má utilização nas mãos dos judeus, não é mais reconhecida como tal. Assim, João escreve sob a perspectiva da velha dispensação tendo sido posta de lado e não mais reconhecida por Deus. Paulo faz o mesmo em Gálatas 1:13, chamando o antes venerado serviço de Deus de “a religião dos judeus” (KJV). Compare Mateus 21:13 com 23:38 – a transição de Minha casa” para vossa casa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário