terça-feira, 11 de setembro de 2018

Capítulo 1


Capítulo 1 – O evangelho começa por nos apresentar a Pessoa de Cristo, sobre Quem o Cristianismo é fundado. Após apresentar várias de Suas grandes glórias pessoais (vs. 1-14), o apóstolo fala de três coisas que marcam a dispensação Cristã, todas as quais resultaram de Cristo Se tornando encarnado, da redenção sendo consumada e da vinda do Espírito Santo:

  • Os homens são agora aptos a conhecer e contemplar a glória do unigênito Filho de Deus (v. 14).
  • A disposição de Deus para com os homens em graça agora está sendo revelada pelo evangelho. “A lei”, que foi dada por Moisés, foi agora suplantada pela “graça e verdade”, que veio por Jesus Cristo (vs. 15-17).
  • Houve agora uma declaração completa de Deus como o Pai (v. 18).


O apóstolo João, em seguida, observa certos incidentes que ocorreram durante os dias do ministério de João Batista que indicam que uma mudança de dispensação estava chegando. Seu batismo significou que já que a antiga ordem das coisas no judaísmo havia sido corrompida, era necessário que houvesse uma dissociação moral dessa antiga ordem, da parte daqueles que tinham fé, por meio do batismo de arrependimento. Se a nação se submetesse a esse batismo e produzisse frutos de arrependimento, não seria posta de lado por Deus (vs. 19-28). É significativo que João tenha assumido uma posição “além do Jordão” para fazer seu batismo. Isto indica uma separação moral do estado de coisas no centro judaico em Jerusalém.
João Batista é visto conduzindo seus discípulos (que eram devotos da dispensação passada esperando pelas promessas do reino, como apresentadas pelos Profetas do Velho Testamento) ao Senhor Jesus como “o Cordeiro de Deus” e “o Filho de Deus,” a Quem eles seguiram daí em diante (vs. 29-34). Estes títulos do Senhor coincidem com a revelação da Sua Pessoa na presente dispensação. Estando na corrente do pensamento de Deus, João estava feliz por encaminhar seus discípulos ao Senhor (vs. 35-37). Essa troca é significativa e indica a transição à nova ordem no Cristianismo que estava chegando.
O apóstolo João então mostra que o próprio Cristo seria o novo Centro de reunião e o lugar de encontro na nova ordem. Sua presença seria conhecida, não no templo de Jerusalém, mas no humilde lugar de habitação onde os crentes iriam se reunir à Sua volta. (vs. 38-42).

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